quem somos como reciclar links fale conosco

ECONOCENTER RECICLAGEM PROTEJENDO A NATUREZA

 

PLANO DE COLETA, SELEÇÃO E DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE CORRETA DO LIXO RECICLÁVEL DOMÉSTICO E COMERCIAL.

Este plano de coleta seletiva visa implementar um programa MUNICIPAL de coleta contínua, incentivada e auto-sustentável de materiais recicláveis para o seu município.

O programa consiste em viabilizar um processo de coleta de todos materiais passíveis de reciclagem (80% do lixo produzido) sem aumento de custo para o município e para os participantes, gerando renda e oportunidades para comunidade local. Colaborando com a limpeza pública, PROTEJENDO O MEIO AMBIENTE, trabalhando pela e para comunidade.

Se você quer implantar a coleta seletiva, na sua residência ou local de trabalho, procure a ECONOCENTER RECICLAGEM para estabelecer uma parceria, criar este movimento conjunto e planejar a campanha e a retirada dos materiais recicláveis.

Algumas idéias para você colocar a reciclagem em Prática

Já faz tempo que é comum ouvir falar em reciclagem. Existem vários sites na internet inclusive o nosso www.Econocenter.com.br/reciclagem com diversas informações teóricas sobre o assunto, como o tempo de decomposição dos materiais e as cores dos cestos de lixo. Ocorre que na pratica muito pouco está sendo feito.

Mas então o que fazer se não existe coleta seletiva de lixo no seu município?

(1°) Comunique-se com a prefeitura via e-mail ou carta, diga o quanto você, cidadão, considera importante a coleta seletiva de lixo. Pergunte se há projetos em relação a isso em andamento. Organize abaixo-assinados. Cobre uma atitude dos governantes.

(2°) Enquanto a prefeitura não toma uma atitude em relação a isso, nosso planeta está sendo bombardeado com toneladas de lixo. Portanto, uma iniciativa pessoal se faz necessária.

(3°) O material reciclável separado na sua casa pode ser encaminhado a catadores de rua autônomos, cooperativa de catadores, associações de moradores, ONG's ou qualquer outro tipo de iniciativa espontânea da comunidade local.

(4°) Se você estuda, procure seguir os mesmos passos anteriores para a implantação da coleta seletiva também no seu colégio. A escola sem dúvidas é onde isso não deveria faltar, discuta o assunto com a orientadora e professores. Muitos colégios já reciclam latinhas de refrigerante, proponha a adoção de uma prática semelhante para todos os materiais. Faça o mesmo no trabalho, caso possua liberdade e se sinta confortável para propor idéias como essa, ou caso seja autônomo.

(5°) Se você mora em apartamento, deve abordar a questão nas reuniões de condomínio, explicar a todos a importância da reciclagem, e o quanto é simples separar o lixo comparado ao mal que é não fazê-lo. É importante estar bem informado sobre o assunto, para poder argumentar com quem se opor à idéia e mobilizar o maior número possível de moradores. Porém, não é necessário que todos concordem para que a coleta seletiva seja implantada.

(6°) Como último recurso, você pode estar separando e armazenando seu lixo limpo na sua casa, por uma semana (por exemplo, dependendo da quantidade de lixo, de espaço para armazenar e de disponibilidade para levar o lixo). Você pode ampliar esta idéia combinando com amigos ou vizinhos que concordam com a iniciativa.

O custo do projeto e transferência de conhecimentos, programas e técnicas desenvolvidas e propostas pela ECONOCENTER RECICLAGEM assim como o acompanhamento e treinamento dos funcionários do município é menor do que você imagina, entre em contato por e-mail e solicite uma proposta de viabilidade.

 

PAPEL | VIDRO | PLÁSTICO | BORRACHA | ENTULHO | METAL