quem somos como reciclar links fale conosco
 

 

METAL

Encontramos os metais em todos os lugares à nossa volta. Em nossa cozinha - panelas, talheres - nos automóveis e no nosso dinheiro, por exemplo. Ele é sólido, não deixa passar luz (é opaco) e conduz bem a eletricidade e o calor, possuindo um brilho especial chamado de metálico. Quando aquecido é maleável, podendo ser moldado em várias formas, desde fios até chapas e barras. Os metais podem ser encontrados misturados no solo e nas rochas, sendo chamados de minérios.

TIPOS DE METAL

Existem muitos tipos de metais, chegando hoje ao total de sessenta e oito. Dentre eles existem alguns bem diferentes, como o mercúrio (que é líquido) e o sódio (que é leve). Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata.

Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro, e os não-ferrosos.

Veja as aplicações dos diferentes tipos de metais:

Tipos

Aplicações

Ferrosos

ferro

Utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóveis estruturas de edifícios, latas de alimentos e bebidas;

Não-Ferrosos

alumínio

Latas de bebidas, esquadrias;

cobre

Cabos telefônicos e enrolamentos elétricos, encanamentos;

chumbo

Baterias de carros, lacres;

níquel

Baterias de celular;

Zinco

Telhados, Baterias;

 RECICLAGEM

A reciclagem dos metais é muito antiga sendo que no Brasil ela chegou com os imigrantes europeus. Uma das mais importantes vantagens da reciclagem dos metais é a economia de energia, quando se compara sua produção desde a extração do minério e o beneficiamento. Sua reciclagem ocorre em diferentes unidades industriais dependendo do tipo.

Os materiais ferrosos podem ser facilmente separados dos demais através de uma máquina com imã que atrai os objetos de aço.

ima.gif (15489 bytes)
Fonte:
IPT/Cempre, 1995

 

Informações retiradas do site www.recicloteca.org.br

 

PAPEL | VIDRO | PLÁSTICO | BORRACHA | ENTULHO | METAL